UTENTES DO MINI-LAR DE SANTO AMARO VOLTARAM A ABRAÇAR FAMILIARES
Domingo, dia 9 de maio, data em que o Mini-lar de Santo Amaro comemora o seu 12.° aniversário, familiares e utentes puderam voltar a abraçar-se, depois de vários meses sem qualquer contacto físico devido à pandemia da Covid-19, cumprindo todas as regras impostas pela Direção Geral de Saúde.
O “primeiro” abraço ocorreu cerca das 14 horas, num momento muito emotivo ao qual ninguém ficou indiferente.
Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel testemunhou os primeiros reencontros de familiares e, emocionado, recordou a importância da família. “A pandemia fez-nos separar daqueles que mais gostamos, daqueles que mais amamos, daqueles por quem damos a nossa vida, mas agora com este novo equipamento é possível voltarmo-nos a abraçar”, salientou.
“Para combater a falta de afetos, o afastamento das famílias e a solidão dos nossos idosos, a Câmara Municipal de Sousel adquiriu cinco novas estruturas em acrílico, que serão instaladas em todos os lares do concelho, de forma a permitir às famílias abraçarem-se novamente em total conforto e segurança”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sousel.
De recordar que a iniciativa da Rede Social e da Câmara Municipal de Sousel vai permitir que todos os utentes dos lares do concelho e os seus familiares se voltem a abraçar em segurança, não só durante esta semana, mas sempre que as instituições o entenderem, pois, a autarquia adquiriu as estruturas que vão ficar nos cinco lares para que utentes e familiares possam manter o contacto sempre em segurança.
No âmbito desta iniciativa “Abraços com História”, promovida pela InterAge, a instalação destas novas estruturas será feita de forma gradual ao longo desta semana, estando prevista para a Residência Sénior de Sousel, no dia 10, para o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sousel, no dia 11, para o Lar do Centro Social Adriano Rovisco dos Santos, dia 12, terminando no dia 13 de maio, quinta-feira, no Lar de Terceira Idade da freguesia de Cano.