Home > SOUmunícipe > Identidade > Lenda
«Quatro legoas ao Noroeste de Villa Viçosa, & duas ao Norte de Estremòz, ao pè de huma serra, està plãtada a Villa de Souzel, que fundou o Condestavel D. Nuno Alvares Pereira o qual estando em campanha contra os Castelhanos, que havião entrado neste Reyno com poderoso exercito, se lhe oppoz com grande valor, & antes de entrar na batalha pedio a Deos o ajudasse naquella empreza, & começou a orar; & vendo os nossos que os inimigos vinhão acometendo, chamàrão pelo Conde, que estava todo entregue à oração, & arrebatado em extasi, o qual despertando disse para os seus: Ora sus a èl : frase cõmua entre elles naquele tempo.
Deo-se a batalha, conseguio-se a vitória, & em memória della edificou o Condestável a Igreja, que hoje existe nesta Villa, dedicada a N. Senhora da Orada, com hum Prior, & três Beneficiados da Ordem de Aviz, Casa de Misericórdia, Hospital, huma Ermida do Espírito Santo, & hum Convento de Frades Paulistas da invocação de Santo António. (…)»
Padre António Carvalho da Costa, Corografia Portugueza: E Descripçam Topográfica do Famoso Reyno de Portugal, 1708: pp. 524-525.
Imagem:
Painel de azulejos alusivo a D. Nuno Álvares Pereira e à batalha dos Atoleiros.
Século XVIII, Igreja Nossa Senhora da Orada, Sousel