Sousel presente na terceira conferência do Plano Nacional de Leitura 2027
A Fundação Calouste Gulbenkian acolheu, no passado dia 24 de outubro, a terceira conferência do Plano Nacional de Leitura 2027 – “Presente-Futuro: O Elogio da Leitura”.
O Município de Sousel esteve presente neste evento dedicado à reflexão sobre a leitura e à consciencialização do seu papel em benefício das sociedades.
No decorrer do presente ano, o Plano Nacional de Leitura convidou as autarquias a assinar acordos de parceria para o desenvolvimento de Planos Locais de Leituras (PLL), agregando diferentes parceiros e beneficiando de um trabalho colaborativo, ancorado nas comunidades intermunicipais e associações de municípios. Os PLL exprimem a participação das autarquias numa política pública articulada de promoção da leitura e das competências de literacia. O Município de Sousel, tendo assinado esse protocolo de colaboração com o PNL no passado mês de julho, é por isso um parceiro do novo PNL 2027.
Na conferência, foi possível assistir a diferentes comunicações dedicadas à reflexão dos seguintes temas: Políticas de Leitura em países como Brasil, Colômbia e Reino Unido; Prémio Ler +; Leituras e Literacias onde se abordaram questões como a utilização das novas tecnologias de informação e novas formas de leitura; a Educação, a Democracia e a Leitura em rede, entre outros temas de grande relevância.
A leitura mantém-se como uma prioridade política para o Executivo da Câmara Municipal de Sousel, sendo considerada um direito humano e uma condição básica para o acesso ao conhecimento, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento da cidadania e o progresso económico e social do nosso Concelho e de Portugal.