Sousel já é Caminho de Santiago – Projeto ‘Caminhos de Santiago Alentejo/Ribatejo’ é lançado a 4 de setembro
O Turismo do Alentejo e Ribatejo vai lançar, a 4 de setembro, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, o projeto ‘Caminhos de Santiago Alentejo Ribatejo’, que inclui três percursos diferentes, que atravessam o território das regiões do Alentejo e Ribatejo, num total de 1.400 quilómetros.
O projeto dos Caminhos de Santiago Alentejo Ribatejo, que está concluído pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), atravessa 44 municípios a sul do Tejo e divide-se em três rotas distintas: Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia.
É um produto diferenciador que permitirá que as estradas do Alentejo e Ribatejo possam ser percorridas em condições por muitos peregrinos até Santiago de Compostela e que os adeptos das caminhadas, num espírito religioso inerente, também o possam fazer
Esta iniciativa, visa resgatar a história e o simbolismo da fé e da espiritualidade para peregrinos e caminhantes, com experiências que permitem descobrir paisagens, hábitos e tradições populares e o património religioso existente no território.
Quem optar por explorar o Caminho Nascente, com seis etapas, terá de percorrer os concelhos de Mértola, Beja, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Évora, Estremoz, Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (perto de 400 quilómetros no total, cerca de 16 pertencem a Sousel).
Além da criação dos três percursos, o projeto prevê também o lançamento de um site em português e inglês, brochuras e um guia roteiro em cinco idiomas, um mapa multilingue e a credencial do peregrino.