Sousel cumpriu a tradição da Matança do Porco
“Por alturas do Natal, começa a matança. Ao romper da manhã, a paz de cada povoado é subitamente alarmada. Um grito esfaqueado irrompe do silêncio. Dias depois desmancha-se a bizarma e um pálio de fumeiro cobre a lareira”
Miguel Torga
Um pouco por todo o país, no segundo fim de semana de janeiro, a tradição da Matança do Porco ganha novamente mais adeptos. Em Sousel não foi exceção e este ano no passado sábado, 14 de janeiro, a população de Sousel, amigos e familiares, subiram à Serra de São Miguel, para realizar a tradicional matança do porco, que vai já na sua 3ª edição.
O dia da matança Porco, sempre foi um dia de festa pois emanava em todas as casas de antigamente a franca alegria de todos os amigos e familiares que se juntavam pela abundância do alimento, que além de ser dividido entre todos, em muitos lares dava sustento até à Páscoa.
Seguindo a lei que autoriza a matança tradicional de suíno, organizada por entidades públicas ou privadas, desde que as carnes se destinem a ser consumidas em eventos ocasionais, mostras gastronómicas ou de caráter cultural, reuniram-se dezenas de pessoas para a ocasião.
Nesta iniciativa da Junta de Freguesia de Sousel que contou com o apoio da Câmara Municipal de Sousel, estiveram presentes o presidente da Câmara, Manuel Valério, a presidente da Assembleia Municipal, Maria Rosalina Teles, e o vice-presidente da Câmara, António Dâmaso.