Sousel comemora os 48 anos do Dia da Liberdade
O Município de Sousel assinalou, no decurso da manhã desta segunda-feira, dia 25 de abril, os 48 anos das comemorações do Dia da Liberdade, o 25 de Abril.
As cerimónias iniciaram-se às 10.00 horas, com uma arruada pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel. Meia hora mais tarde, às 10.30 horas, no edifício dos Paços do Concelho, hastearam-se as bandeiras, ao som do hino nacional, A Portuguesa.
O Auditório da Biblioteca Municipal de Sousel acolheu, às 11.00 horas, a Sessão Solene da Assembleia Municipal. Na cerimónia, Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, recordou a efeméride e afirmou conhecer “bem as diferenças entre a democracia e a ditadura, porque dos meus pais recebi os ensinamentos sobre o que era viver sem liberdade”.
“Numa altura em que a liberdade na Europa está sob ameaça, convém não nos esquecermos das lições do passado! Podemos dizer e escrever o que pensamos; podemos votar em que muito bem entendemos; podemos eleger e ser eleitos; termos direitos iguais entre homens e mulheres, entre brancos e negros, entre nacionais e estrangeiros naturalizados, entre ricos e pobres”, salientou o presidente da autarquia.
“Estas foram conquistas da democracia! Podemos desvalorizá-las porque nos habituámos às rotinas, mas convém não esquecer que não são direitos eternos e automáticos”, disse Manuel Valério, recordando que “temos de continuar a lutar por eles (direitos) e a defendê-los contra todos os totalitarismos, que conduzem à barbárie e à humilhação de humanos por outros humanos”.
“Como dizia Churchill, “a democracia é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros”.
“Nunca houve uma única ditadura que tratasse bem os seres humanos. Quem se habitua a viver em liberdade não pode tolerar os totalitarismos. É essa conquista da liberdade, que com o tempo traz a democracia e o progresso económico e social, que hoje aqui comemoramos e agradecemos, mais uma vez, aos capitães de abril e a todos os portugueses que sempre lutaram pela liberdade, e a todos os políticos que nos têm governado em democracia”, disse Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.
Já Maria Rosalina Teles, presidente da Assembleia Municipal de Sousel, recordou que “as Assembleias Municipais, são uma conquista do poder autárquico democrático, nascido com o 25 de abril de 1974. Neste órgão, homens e mulheres de diferentes gerações, do antes e do depois do 25 de abril, com diferentes políticas, outros até sem qualquer filiação partidária, são o garante da comunidade”, salientou.
“Foi este dia que nos trouxe o sonho de podermos ter um país livre, desenvolvido, mais justo e democrático… E muitas mudanças se deram durante estes 48 anos de liberdade e democracia instalados, embora sejam sempre obras inacabadas”, disse Maria Rosalina Teles.
As comemorações dos 48 anos do Dia da Liberdade no concelho de Sousel culminam esta tarde, às 17.30 horas, com o Concerto do 25 de Abril – Associação Vozes do Fado, no Auditório da Biblioteca Municipal de Sousel.