Prémio Livro do Ano Bertrand: a escolha de leitores e livreiros vai para, Afonso Cruz
O Prémio Livro do Ano Bertrand, uma iniciativa da Livraria Bertrand, distingue, com periodicidade anual, obras literárias de ficção e, a partir desta edição, de não ficção. Lançado em 2017, este é o primeiro prémio literário, em Portugal, atribuído pelos livreiros e pelos Leitores Bertrand.
A partir de uma pré-seleção de 435 livros, publicados ou reeditados em 2021, conforme indicado no regulamento do Prémio Livro do Ano Bertrand, este Prémio distingue a obra que se tenha destacado em cada uma das seguintes categorias: 1) Melhor livro de ficção lusófona; 2) Melhor livro de ficção de autores estrangeiros; 3) Melhor livro de não ficção; 4) Melhor livro de Poesia e 5) Melhor reedição.
Este ano de 2022 Afonso Cruz foi distinguido em duas categorias, com o 1º lugar de melhor livro de não ficção, em sincronia na escolha dos leitores e na escolha dos livreiros, com a obra “O Vício dos livros”, e em 3º lugar com o livro de melhor ficção Lusófona, na escolha dos livreiros com a obra “Sinopse de Amor e Guerra”.
O Município de Sousel, parabeniza o escritor Afonso Cruz, por mais um dos muitos prémios que tem conquistado ao longo da sua carreira enquanto escritor.