Município assinala Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
A Biblioteca Municipal Dr. António Garção, o edifício da junta de Freguesia de Sousel e o Centro de Artes e Ofícios “ganharam” este mês de abril, uma nova cor, o azul, de forma a assinalar o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sousel.
Esta iniciativa, conta ainda com uma exposição, que está patente até ao próximo dia 30 de abril, na Biblioteca Municipal Dr. António Garção, ondem podem ser observados vários “laços azuis”, decorados pelas crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do concelho que frequentam as atividades extracurriculares.
De recordar que o “Movimento do Laço Azul” surgiu no ano de 1989, nos Estados Unidos da América, depois de um dos netos de Bonnie W. Finney, o criador da iniciativa, ter sido assassinado pelos pais. Sob forma de lidar com a dor da morte do seu neto, Bonnie W. Finney atou um “laço azul” à antena do seu carro.
Bonnie W. Finney escolheu esta cor, o azul, por lhe recordar as nódoas negras nos corpos dos seus netos, tornando-se ao mesmo tempo um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
O movimento ganhou relevância a nível mundial e enfatiza o efeito da preocupação que cada cidadão pode ter no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, na prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.