MOÇÃO UCRÂNIA – RÚSSIA
A Assembleia Municipal de Sousel, na sua 1ª sessão ordinária de 2022, no pretérito dia 25 de fevereiro, aprovou por unanimidade uma moção a condenar a invasão da Ucrânia pelo exército da Rússia, cujo texto se transcreve:
“MOÇÃO
A Assembleia Municipal de Sousel condena veementemente as graves ações belicistas e que atropelam o direito internacional, levadas a cabo pela Federação Russa e pelo seu líder, Vladimir Putin, no estado soberano da Ucrânia, que evocam as tristes e condenáveis ações levadas a cabo por Adolf Hitler e pela Alemanha Nazi, que conduziram à Segunda Guerra Mundial.
Putin recusa todas as propostas de paz que diversos líderes democráticos lhe fizeram. Fez simulacros de negociações com os estados democráticos ocidentais. Foi condenado pela ONU, pelos Estados Unidos e pela China, enquanto movia os seus exércitos e agredia um estado independente e reconhecido há décadas, causando-lhe elevados prejuízos e danos. Isto é intolerável.
A Assembleia Municipal de Sousel saúda os povos da Ucrânia e da Rússia, vítimas da prepotência autocrática de Putin, e apoia vivamente as sanções económicas aprovadas pela União Europeia, pelos Estados Unidos e por outras nações livres e independentes, desejando que os atos loucos agora perpetrados por Putin sejam imediatamente suspensos e a legalidade retomada.
O texto desta moção deve ser remetido por ofício para a Embaixadas da Federação Russa e da Ucrânia, em Lisboa, para a Comissão Europeia e para o Governo Português.
Sousel, 25 de fevereiro de 2022
Os membros da Assembleia Municipal de Sousel”