Home > Óleo no Oleão
Novos oleões já estão na rua! Município sensibilizou crianças e população geral para a separação e reutilização do óleo alimentar
SABIA QUE 1 LITRO DE ÓLEO PODE CONTAMINAR 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA? (o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa durante 40 anos)
Ciente da importância da separação dos OAU e no âmbito do projeto da Câmara Municipal de Sousel “O Lixo não quer misturas” – Óleo no oleão, a autarquia procedeu à substituição dos oleões existentes no concelho, e apela à população que utilize estes contentores.
Brevemente, o projeto completa ainda a colocação de oleões nas escolas das 4 freguesias do concelho, onde os alunos poderão proceder à deposição de garrafas ou garrafões com óleos alimentares usados, que posteriormente serão recolhidos e reutilizados na produção de biocombustível.
As crianças são o futuro e com isso em mente foi realizada uma ação de sensibilização para a separação e reutilização de óleos alimentares usados (OAU), junto dos alunos do 1º ciclo do concelho de Sousel. Estas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre formas possíveis de reutilizar o óleo alimentar usado, assim como de produzir sabonete a partir deste resíduo. As ações contaram com a presença do vice-presidente da autarquia, António Dâmaso e da vereadora Sílvia Eliseu.
Ao longo de uma semana, técnicos do município e o vereador Diogo Espanhol, realizaram uma ação de sensibilização junto da população para informar da importância e forma correta da separação e reutilização do óleo alimentar.
É ainda intenção da Câmara Municipal realizar mais ações de sensibilização para outros tipos de separação e reutilização do lixo, nomeadamente dos resíduos orgânicos ou biorresíduos, como restos de frutas e vegetais.