Igreja do Convento classificada como Monumento de Interesse Público
A Igreja do Convento de Santo António, de Sousel, também conhecida como Igreja do Convento dos Paulistas, foi classificada como Monumento de Interesse público. A informação consta na Portaria n.º 2/2023, de 3 de janeiro, hoje publicada em Diário da República.
A classificação do imóvel reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao carácter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, à sua conceção arquitetónica e urbanística, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.
Situada no centro da nossa vila, a Igreja do Convento de Santo António foi edificada no século XVII, aquando da fundação do cenóbio pertencente à Ordem dos Eremitas de São Paulo. A fachada, de linhas depuradas, com características inspiradas na arquitetura regional alentejana, integra-se na designação da «arquitetura chã», conjugando-se com a modéstia do interior, onde sobressai o conjunto de azulejaria da capela-mor, bem como um dos altares laterais seiscentistas.
A Igreja representa o único testemunho material do antigo Convento de Santo António, e um dos edifícios de valor memorial e afetivo da vila de Sousel, funcionando, indubitavelmente, como elemento agregador da comunidade local, sendo ainda de realçar o seu valor histórico, a par da sua relevância social.