I Festival Terras do Borrego foi um sucesso
A primeira edição do Festival Terras do Borrego, que decorreu no fim-de-semana da Páscoa, de 29 a 31 de março, foi um sucesso. Ao longo de três dias, Sousel homenageou as suas raízes, promoveu os produtos da terra e trouxe o distrito à Capital do Borrego.
O Festival abriu portas na sexta-feira, com o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério e a Presidente da Assembleia Municipal, Maria Rosalina Teles a fazer a abertura oficial. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, José Manuel Santos, do Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, da Vice-Presidente da Câmara de Sousel, Sílvia Eliseu e dos Vereador Diogo Espanhol e Ana Maluco, dos presidentes e vereadores de diversas autarquias, bem como presidentes das juntas de freguesia e outras entidades.
Milhares de pessoas passaram pelo festival que trouxe ao palco grandes nomes da música portuguesa como o conhecido cantor Jorge Guerreiro e chefs bem conhecidos da esfera gastronómica como a Chef Francisca Dias, Chef Filipe Ramalho e o canense, Chef Rui Severino.
E, porque é Páscoa e estamos na Capital do Borrego, a carne de borrego foi o ex-líbris deste evento. Na zona de restauração foram servidos os tradicionais pratos de borrego como o assado e o ensopado e, pela mão dos três chefs convidados, conheceram-se novas formas de cozinhar a excelente carne de borrego produzida em Sousel.
No Pavilhão Terras do Borrego, e porque fazem parte das Terras do Borrego, os municípios de Arronches, Avis, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre, bem como a EPDRAC e a CIMAA puderam promover-se enquanto destinos turísticos.
O Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério fez um balanço bastante positivo desta primeira edição do Festival que promete voltar com muitas novidades já na próxima edição.