BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SOUSEL ASSINALARAM O SEU 41º ANIVERSÁRIO
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sousel (AHBVS) assinalou este sábado, dia 5 de junho, o seu 41º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, assim como de várias entidades da região.
No decorrer da cerimónia, as Juntas de Freguesia do concelho entregaram à AHBVS um desfibrilhador, e a Câmara Municipal de Sousel ofereceu uma ambulância, que foi benzida pelo Sr. Padre António Nabais.
Nesta data especial, foi inaugurado o Mural da Paz, uma iniciativa da Rede Social que juntou toda a população do concelho, numa homenagem sentida e merecida aos bombeiros de Sousel. IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), escolas, empresas, entre outros, decoraram azulejos que foram compilados num mural, instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Sousel (B.V.S).
No seu discurso, Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento destacou a ação do povo de Sousel “não só pelo desenvolvimento do concelho”, como pela sua promoção a nível nacional e internacional. O governante afirma: “tive sempre Sousel no meu coração”, mostrando-se orgulhoso pelo crescimento verificado do concelho, em várias valências. Destaca a importância dos bombeiros no desenvolvimento da sociedade e em nome do Governo, agradece o trabalho dos B.V.S., no combate à COVID-19. Realçou a importância de “o poder local abdicar de determinadas prioridades e, dentro da razoabilidade do seu orçamento, continuar a criar condições” como as criadas em Sousel. Enalteceu a medida tomada pelo Município de Sousel de atribuição de um plano de saúde a toda a corporação. Finalizou o seu discurso agradecendo a todos os presentes na cerimónia, com destaque às famílias pela sua compreensão em momentos de ausência dos bombeiros, para servir a comunidade.
Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel prestou a sua “homenagem de reconhecimento e gratidão” aos B.V.S., desde o efetivo da corporação, aos que já se retiraram do ativo, e todos os bombeiros já falecidos que serviram a comunidade, não deixando de referir aqueles que há 41 anos, “fundaram esta família que são os B.V.S.. “Os nossos bombeiros dão sempre mais do que recebem (…) nunca regateando esforços”, para atuar de várias formas, desde o combate aos incêndios a nível nacional, ao socorro em concelhos vizinhos. Realça três medidas tomadas pelo município para espelhar essa gratidão. A primeira foi a aprovação por unanimidade da atribuição de um apoio financeiro aos B.V.S. para que todos os bombeiros possam ter um plano de saúde com múltiplos benefícios. A segunda foi a oferta de uma ambulância de transporte de doentes, entregue na cerimónia. Este surge como o terceiro veículo entregue pelo executivo, no presente mandato, “para desta forma poderem prestar um melhor serviço aos nossos munícipes”. Mais avança o compromisso de entregar uma nova ambulância no próximo aniversário dos bombeiros, “se este executivo continuar em funções”.
A terceira medida foi a criação do Mural da Paz, um ato simbólico “que vai prolongar no tempo o nosso sentimento de agradecimento para com os soldados da paz”. Quando a iniciativa lhe foi proposta pela Rede Social, a resposta foi positiva, aponta, principalmente considerando o trabalho dos bombeiros neste último ano. Tendo incluído toda a comunidade, o autarca agradeceu a todos os envolvidos no processo de criação do mural.
O autarca não quis deixar passar a ocasião sem recordar o presidente da Junta de Freguesia de Cano, Joaquim Francisco Pinto, recentemente falecido, e que tem o reconhecimento de todos.
José Ribeiro, comandante regional do Alentejo da Proteção Civil, destacou e reconheceu “o trabalho excecional realizado de forma dedicada e competente por este corpo de bombeiros (…) ao longo de 41 anos” em prol da defesa dos seus concidadãos. Destacou ainda o “papel dos bombeiros para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Também o comandante agradeceu o “apoio incondicional das famílias dos bombeiros”.
Mariano Maluco, presidente da direção AHBVS expressou o seu reconhecimento “a todos os bombeiros pela dedicação demonstrada”, apoiando o trabalho da direção. Recordou os bombeiros falecidos, assegurando que “a sua presença está permanentemente entre nós”. A ambulância ABTM oferecida pela autarquia, “é uma viatura que nos era muito necessária, visto a nossa frota estar cada vez mais degradada”. O dirigente agradeceu ao presidente da Câmara pelo seu “empenho, dedicação e disponibilidade” para responder ao solicitado pela corporação, desde viaturas, pintura do quartel, e novas casas de banho, cujas obras estão previstas para breve. Agradeceu ainda o Mural da Paz e o desfibrilhador oferecido pelas Juntas de Freguesia do concelho.
José Marino Fernandes, comandante dos B.V.S., afirma que a celebração do aniversário é “um momento de encontro entre os elementos mais velhos da corporação e as suas esperanças”, juntando num convívio os bombeiros, as famílias e a população. Agradeceu o apoio prestado pelo município, afirmando que “o presidente Manuel Valério tem tido em consideração os pedidos” da corporação, e tem respondido ao solicitado, “dentro da medida do possível”. O comandante aproveitou a ocasião, para louvar publicamente o corpo ativo pelo “combate ao inimigo invisível”, que é a COVID-19.
Marta Carujo, técnica da Rede Social da autarquia, afirma que este foi um dia de afetos e de reconhecimento aos bombeiros “que dão vida à expressão tudo por todos”. Declara que os bombeiros fazem da “farda a sua segunda pele, deixam de ter individualidade e dedicam-se aos outros”. “São estes os rostos que aqueles que mais amamos vêm nos momentos de aflição, são estas as mãos que ajudam a abraçar pela última vez os nossos familiares e amigos. Tantas vezes também eles precisam de abraços e sorrisos”. Desta forma, esta iniciativa ganha muito significado e sentido, surgindo como um reconhecimento de toda a população, ao seu trabalho.
Como tradicionalmente acontece nesta ocasião, decorreu a deposição de coroas de flores na rotunda do bombeiro, em honra dos bombeiros e dirigentes da associação já falecidos.
Nesta manhã, o autarca de Sousel e o secretário de Estado, descerraram ainda a placa inaugural da requalificação da entrada norte da vila de Sousel, que faz a ligação a Fronteira, e que sofreu uma renovação dos pavimentos.