Autarquias da Zona dos Mármores e Alqueva Unidas pelo Desenvolvimento da Região
O Auditório da Câmara Municipal de Alandroal recebeu, a semana passada, a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada do Troço Freixo/Alandroal do Corredor Internacional Sul da Ferrovia, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, e que arrancou no dia 12 de Setembro, com o início da instalação do estaleiro da obra.
A cerimónia ficou ainda marcada pela assinatura do protocolo de Cooperação entre a Infraestruturas de Portugal e os Municípios da Zona dos Mármores e do Alqueva. Este protocolo junta os Municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa, Redondo, Borba, Estremoz e Sousel.
Este documento tem por objetivo o estudo da viabilidade económica de um novo terminal de carga e descarga de mercadorias, nomeadamente através da transformação da estação técnica nº 2 prevista para a localidade de Alandroal, em cais de carga e descarga de mercadorias, e mesmo no futuro, de passageiros.
Este terminal de mercadorias tem um estudo de avaliação económica e um estudo de mercado para perceber aquilo que são no fundo os fluxos de matéria que a região tem e que justificam a existência de um terminal, sendo a convicção que este fluxo de matérias, não só da indústria extrativa, mas também de outras indústrias transformadoras existentes nesta zona, podem usufruir daquilo que é o transporte ferroviário e desta ligação à Europa e a Sines.