AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ACOLHEU SESSÃO SOLENE DAS COMEMORAÇÕES DO 47.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL
O auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, acolheu na manhã deste domingo, dia 25, feriado nacional, a sessão solene das comemorações do 47.º aniversário do Dia da Liberdade.
Nos discursos, Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal, recordou a efeméride que fez alterar o regime ditatorial do Estado Novo, que se viveu desde 1933, até à implementação do regime democrático.
“Devemos estar gratos por quem lutou neste 25 de abril”, pois esta “conquista” fez mudar Portugal. “Hoje olhamos para as nossas freguesias e todas elas têm água potável, em qualidade e em quantidade. Existe também tratamento das nossas águas residuais. Constatamos que existe recolha de resíduos sólidos universal. Olhamos para as nossas ruas e praças e vemo-las pavimentadas, cuidadas e limpas. Olhamos, e vemos todas as nossas crianças em creches e escolas. Olhamos, e vemos os nossos idosos acompanhados e acarinhados pelas nossas IPSS’s… nada disto era assim em 1974”, disse o presidente da Câmara Municipal.
“E pergunto… O 25 de abril de 1974 resolveu todos os problemas do nosso concelho? Infelizmente não… mas resolveu uma grande maioria deles” recordou Manuel Valério, que terminou o seu discurso com um “Viva Portugal”.
Já o presidente da Assembleia Municipal, Feliz Minhós, enalteceu a ação liderada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), na noite de 25 de abril de 1974, tendo esta culminado com a “entrega” da direção do País à Junta de Salvação Nacional.
Nesta sessão, tomaram ainda da palavra os membros da Assembleia Municipal, Helena Dordio, Nélio Painha, e Telma Lima.