Home > Notícias > Peste suína na Europa
A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa agravou-se durante o mês de julho devido ao aumento do número de focos em suínos e javalis na região de Hessen na Alemanha e no Norte de Itália nas regiões da Lombardia e Piemonte.
Desde que a 15 de junho, os Serviços Veterinários Oficiais (SVO) da Alemanha notificaram um javali positivo em Gross-Gerau, a oeste de Frankfurt, a PSA disseminou-se nessa zona e até à presente data já foram notificados um total de 7 focos em suínos e 45 focos em javalis. O Estado de Hessen é vizinho da Renânia do Norte-Vestfália, que contém a maior densidade de suínos da Alemanha, cerca de 5,7 milhões de suínos.
Nas datas de 26, 27 e 28 de julho os SVO de Itália notificaram 4 focos de PSA em suínos domésticos no Norte, 1 foco na região de Piemonte e 3 na região da Lombardia. Estas regiões eram zonas de restrição II e I do Reg. (UE) 2023/594 devido à circulação do vírus da PSA nas populações de javalis.
A DGAV apela ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt. A informação sobre o ANIMAS está disponível em https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos e no vídeo sobre a ANIMAS – Plataforma – YouTube.
Veja aqui o mapa de distribuição espacial dos focos de PSA na Europa, desde o início de 2024: https://food.ec.europa.eu/document/download/a794443e-4d25-408d-a759-2143c5914807_en?filename=ad_cm_asf_zoning_map_post-20210421.pdf