Crianças, jovens e idosos do concelho partilharam histórias da liberdade
O Auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, acolheu nesta quinta-feira, 5 de setembro, a tertúlia intergeracional “Partilhando a Liberdade”, promovida pela Associação Recreativa e Cultural de Sousel (ARCS).
A vice-presidente da Câmara Municipal de Sousel, Sílvia Eliseu, esteve presente neste evento, que surgiu no âmbito do projeto “Partilhando a Liberdade”, do Programa Geração Z, com o apoio do IPDJ, visando comemorar os 50 anos do 25 de Abril.
O evento foi composto por leitura de poesia e momentos musicais, entre os quais aquele em que as vozes dos idosos dos lares de Sousel que assistiram a esta tertúlia se juntaram às vozes das crianças, entoando “Grândola Vila Morena”.
Houve ainda oportunidade para as crianças colocarem questões aos idosos sobre a vida antes da revolução, ouvindo na primeira pessoa testemunhos da vida num regime de ditadura.
No espaço esteve patente a exposição “O Azul da Liberdade”, um mural coletivo realizado pelas crianças que frequentam os CATL (Centros de Atividades de Tempos Livres) da associação, onde cada uma elaborou um desenho sobre a liberdade, utilizando apenas a cor azul. Esta escolha prendeu-se com uma tentativa de transformar o azul, símbolo de censura e opressão durante o Estado Novo, num símbolo de liberdade.
Veja aqui a galeria.