Casa Branca: OXALÁ proporcionou uma espreitadela para o futuro
Nos dias 6 e 7 de setembro, decorreram os encontros Oxalá-Laboratório do Futuro, na Casa do Povo de Casa Branca, com uma programação variada.
A vice-presidente Sílvia Eliseu esteve presente na sessão de abertura desta edição do evento, promovido pela associação Era uma Voz, com o apoio da Câmara Municipal de Sousel.
O objetivo destes encontros é refletir, conversar, imaginar e debater o Futuro de várias perspetivas: artística, científica, mística, académica, entre outras, com temas que vão da inteligência artificial às alterações climáticas.
Depois do Fórum Internacional de Estudos Globais que entre os dias 3 e 5 de setembro, abordou temas pertinentes para pensar o futuro, o Oxalá arrancou dia 6 de setembro com uma conferência subordinada ao tema “A Sustentabilidade Insustentável”, com Rui Dias, coordenador cientifico do Centro Ciência Viva de Estremoz, que demonstrou através de números reais e exemplos, a importância da sustentabilidade no presente, para evitar o abismo insustentável para onde estamos a caminhar.
Sábado, dia 7 de setembro, decorreu uma conferência com Leonel Moura, intitulada “O grande artista do Futuro não será Humano”, seguindo-se a conversa “Tempo de retomada”, entre a escritora Trudruá Dorrico e Afonso Cruz da associação Era Uma Voz.
Paralelamente, decorreram sessões de leituras de tarot por Mar Rodrigues, e a oficina em formato de jogo para toda a família “Mural do Clima”, com Inêz Agoas, baseado no trabalho das Nações Unidas para as alterações climáticas, que pretende aumentar a consciência para a problemática.
Encontrou-se no espaço, em exibição contínua, o filme “O tempo está a contar…”.