Seg. Dez. 01 | horas: 08:00 -
Concurso "Neste Natal Prefira o Comércio Local"
Qui. Dez. 04 | horas: 11:00 -
Exposição "Brinquedos no Sapatinho"
Qui. Dez. 04 | horas: 11:30 -
Exposição "Estrelas de Natal"
Ter. Dez. 09 | horas: 11:00 - 04:00PM
Festa de Natal dos Idosos/Reformados do Concelho de Sousel
Qui. Dez. 18 | horas: 10:00 -
Férias de Natal 2014

Meteorologia

Parcialmente Enublado

Sousel

Parcialmente Enublado

Humidade: 94%

Vento: 9.66 km/h

• 29 Nov 2014

Sol 16°C 7°C

• 30 Nov 2014

Parcialmente Enublado 18°C 8°C

Cultura e Gastronomia Souselenses têm 1º dia de Sucesso em Lisboa

O primeiro dia da III Semana Cultural e Gastronómica de Sousel foi um sucesso. Esta é já a 3ª edição de um evento que promove o melhor da cultura e gastronomia do nosso Concelho na capital do país.
Ontem, dia 6 de fevereiro, a inauguração do evento ficou marcada pela Conferência de Imprensa que contou com as presenças de Armado Varela, Presidente da Câmara Municipal de Sousel (CMS) e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Marta Carujo, Vice-Presidente da CMS e Presidente da Confraria Gastronómica de Sousel (CGS), António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Professor José Nunes, da Confraria dos Gastrónomos dos Açores e Secretário da Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e, ainda, de Emílio Sabido, Confrade-Mor da CGS.
Os discursos louvaram a importância deste tipo de eventos para o turismo de uma região e na importância que a gastronomia tradicional assume cada vez mais nesse contexto. Marta Carujo aproveitou a ocasião para trazer a público os quatro grandes projetos da Confraria Gastronómica da Sousel que passam pela execução de um site onde a CGS dará a conhecer as suas atividades passadas e futuras, os produtos e produtores do nosso Concelho e todos os agentes locais que têm contribuído para o sucesso deste projeto. Depois foram apresentadas as novas garrafas de azeite que lançam a CGS, pela primeira vez, enquanto marca. A origem do azeite está identificada em cada garrafa, que poderá ser de uma das três cooperativas de olivicultores ou da Olidal. Para o efeito, existem quatro garrafas, cada uma associada a uma das quatro freguesias do nosso Concelho.
DSCF3419
O terceiro grande projeto apresentado foi o portfolio sobre os produtos e produtores do nosso Concelho e, por último, foi visionado o making of de um filme que está a ser realizado sobre a Confraria Gastronómica de Sousel para promoção nacional e internacional deste projeto.
Seguiu-se o almoço no lindíssimo salão da Casa do Alentejo, onde os presentes saborearam um dos mais tradicionais pratos do nosso Concelho: a Sopa de Tomate.
Na sala ao lado atuou depois a Tuna Sénior de Sousel que contagiou os presentes com a sua energia e boa disposição, através de canções tradicionais que relembram os tempos de juventude desta geração que se mostra cada vez mais ativa e culturalmente participante.
A tarde continuou com a degustação da Torta d’Orada, o doce vencedor de um Concurso Gastronómico lançado no ano passado pela Confraria Gastronómica de Sousel. Estiveram presentes a Vice-Presidente da CMS, Marta Carujo, os Confrades Emílio Sabido e Joaquim Mendes, e o Chef Mariano que presidiu o Júri do dito concurso e que explicou alguns truque e dicas deste doce vencedor.
DSCF3503
No átrio, os trabalhos expostos por artesãos do concelho vão alterando dia para dia. Ontem estavam expostos os trabalhos dos artesãos Manuel Fonseca e Maria Senhorinha, de Casa Branca. Diariamente encontram-se os produtores da Cegarrega, Bolachinhas de Sousel, Mel Multifloral de Santo Amaro, Mel São Miguel de Sousel e Maria Papoila – Loja de produtos locais; o artesanato de Ana Melinda Maluco, Rosária Coutinho e Maria Conceição Mendes; e todos os produtos agroalimentares do nosso Concelho, representados pela Confraria Gastronómica de Sousel.
À semelhança das edições anteriores, a terceira edição da Semana Cultural e Gastronómica do nosso Concelho, pretende promover Sousel enquanto destino gastronómico e roteiro cultural de excelência, através de várias atividades e exposições, desde atuação de ranchos folclóricos e grupos de cantares de renome, bem como de artesãos e seu artesanato. O evento decorre até domingo (9 de fevereiro) com a presença de vários produtores do concelho, workshops culinários com Chefs de renome e os melhores pratos gastronómicos que representam a nossa Terra e poderão ser degustados no Restaurante da Casa do Alentejo ou em provas que decorrem ao longo destes dias.