Eventos

Seg. Dez. 01 | horas: 08:00 -
Concurso "Neste Natal Prefira o Comércio Local"
Qui. Dez. 04 | horas: 11:00 -
Exposição "Brinquedos no Sapatinho"
Qui. Dez. 04 | horas: 11:30 -
Exposição "Estrelas de Natal"
Ter. Dez. 09 | horas: 11:00 - 04:00PM
Festa de Natal dos Idosos/Reformados do Concelho de Sousel
Qui. Dez. 18 | horas: 10:00 -
Férias de Natal 2014

ver mais [+]

Meteorologia

Parcialmente Enublado

10°C

Sousel

Parcialmente Enublado

Humidade: 94%

Vento: 9.66 km/h

  • 29 Nov 2014

    Sol 16°C 7°C

  • 30 Nov 2014

    Parcialmente Enublado 18°C 8°C

Area Informativa

phone
Geral
268 550 100
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:

Cultura e Gastronomia Souselenses têm 1º dia de Sucesso em Lisboa

O primeiro dia da III Semana Cultural e Gastronómica de Sousel foi um sucesso. Esta é já a 3ª edição de um evento que promove o melhor da cultura e gastronomia do nosso Concelho na capital do país.
Ontem, dia 6 de fevereiro, a inauguração do evento ficou marcada pela Conferência de Imprensa que contou com as presenças de Armado Varela, Presidente da Câmara Municipal de Sousel (CMS) e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Marta Carujo, Vice-Presidente da CMS e Presidente da Confraria Gastronómica de Sousel (CGS), António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Professor José Nunes, da Confraria dos Gastrónomos dos Açores e Secretário da Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e, ainda, de Emílio Sabido, Confrade-Mor da CGS.
Os discursos louvaram a importância deste tipo de eventos para o turismo de uma região e na importância que a gastronomia tradicional assume cada vez mais nesse contexto. Marta Carujo aproveitou a ocasião para trazer a público os quatro grandes projetos da Confraria Gastronómica da Sousel que passam pela execução de um site onde a CGS dará a conhecer as suas atividades passadas e futuras, os produtos e produtores do nosso Concelho e todos os agentes locais que têm contribuído para o sucesso deste projeto. Depois foram apresentadas as novas garrafas de azeite que lançam a CGS, pela primeira vez, enquanto marca. A origem do azeite está identificada em cada garrafa, que poderá ser de uma das três cooperativas de olivicultores ou da Olidal. Para o efeito, existem quatro garrafas, cada uma associada a uma das quatro freguesias do nosso Concelho.
DSCF3419
O terceiro grande projeto apresentado foi o portfolio sobre os produtos e produtores do nosso Concelho e, por último, foi visionado o making of de um filme que está a ser realizado sobre a Confraria Gastronómica de Sousel para promoção nacional e internacional deste projeto.
Seguiu-se o almoço no lindíssimo salão da Casa do Alentejo, onde os presentes saborearam um dos mais tradicionais pratos do nosso Concelho: a Sopa de Tomate.
Na sala ao lado atuou depois a Tuna Sénior de Sousel que contagiou os presentes com a sua energia e boa disposição, através de canções tradicionais que relembram os tempos de juventude desta geração que se mostra cada vez mais ativa e culturalmente participante.
A tarde continuou com a degustação da Torta d’Orada, o doce vencedor de um Concurso Gastronómico lançado no ano passado pela Confraria Gastronómica de Sousel. Estiveram presentes a Vice-Presidente da CMS, Marta Carujo, os Confrades Emílio Sabido e Joaquim Mendes, e o Chef Mariano que presidiu o Júri do dito concurso e que explicou alguns truque e dicas deste doce vencedor.
DSCF3503
No átrio, os trabalhos expostos por artesãos do concelho vão alterando dia para dia. Ontem estavam expostos os trabalhos dos artesãos Manuel Fonseca e Maria Senhorinha, de Casa Branca. Diariamente encontram-se os produtores da Cegarrega, Bolachinhas de Sousel, Mel Multifloral de Santo Amaro, Mel São Miguel de Sousel e Maria Papoila – Loja de produtos locais; o artesanato de Ana Melinda Maluco, Rosária Coutinho e Maria Conceição Mendes; e todos os produtos agroalimentares do nosso Concelho, representados pela Confraria Gastronómica de Sousel.
À semelhança das edições anteriores, a terceira edição da Semana Cultural e Gastronómica do nosso Concelho, pretende promover Sousel enquanto destino gastronómico e roteiro cultural de excelência, através de várias atividades e exposições, desde atuação de ranchos folclóricos e grupos de cantares de renome, bem como de artesãos e seu artesanato. O evento decorre até domingo (9 de fevereiro) com a presença de vários produtores do concelho, workshops culinários com Chefs de renome e os melhores pratos gastronómicos que representam a nossa Terra e poderão ser degustados no Restaurante da Casa do Alentejo ou em provas que decorrem ao longo destes dias.
FaLang translation system by Faboba


Redes Sociais

FacebookRSS Feed

Contactos

Praça da República, 7470-220 Sousel

Telefone: +351- 268 550 100


Fax: +351- 268 550 110


E-mail: geral@cm-sousel.pt

© 2012 Município de Sousel Todos os Direitos Reservados