Carta de Composio entre o Bispo de vora 2

Carta de Composio entre o Bispo de vora 3

Carta de Composio entre o Bispo de vora 2

Carta de Composio entre o Bispo de vora 1

Escritura de doao 1

Escritura de doao 3

Escritura de doao 1

Escritura de doao 2

foral estremoz 4

foral estremoz 3

foral estremoz 4

foral estremoz 2

3

4

1

4

Eventos

Dom. Dez. 17 @14:30 -
Natal Solidário
Seg. Dez. 18 @10:00 - 12:00AM
Férias de Natal 2017
Seg. Dez. 18 @12:00 -
Festa de Natal dos Idosos e Reformados do Concelho de Sousel

ver mais [+]

Area Informativa

phone
Geral
268 550 100
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:

História e Identidade

Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Sousel


1

Em 2015 a Câmara Municipal de Sousel comemorou os 500 anos do Foral Manuelino da Vila de Sousel, concedido pelo rei D. Manuel I, no dia 13 de Fevereiro de 1515. Este documento histórico é um símbolo da nossa identidade que interessa preservar e divulgar, pois sem conhecer o nosso passado e a história das nossas gentes, não poderemos perspetivar o futuro.

 

 

Continuar...


Caracterização


 
       
 
Área: 279,32 km²
Habitantes (2011): 5.074
Distrito: Portalegre
Região: Alentejo
O Concelho de Sousel localiza-se a norte do Alentejo Central, na confluência dos Distritos de Portalegre e Évora. O Concelho confina, a norte, com os Concelhos de Avis e Fronteira, a este com o de Estremoz e a sul com o de Arraiolos. Na paisagem do Concelho destacam-se principalmente três tipos de ocupação do solo: os montados, os sistemas culturais arvenses de sequeiro e os olivais. A configuração física do território municipal é ainda marcada pelas elevações de São Bartolomeu (374m), de São Miguel (398m) e do Caixeiro (454m).
O Concelho tem quatro freguesias: Cano, Casa Branca, Santo Amaro e Sousel. A distribuição da população pelos sectores de atividade económica (2001) apresenta-nos um Concelho onde, em menos de uma geração, o sector primário perdeu importância ao ponto de ser, atualmente, o sector que emprega menos população: sector primário 19,9%; o sector secundário 26,4% e sector terciário 53,7%. No entanto, a profunda feição eminentemente agrícola presente na história deste concelho marca, ainda hoje, a cultura e a identidade de Sousel.

 


Da Fundação do Concelho ao Século XIX


Carta da Fronteira entre o Alentejo e a Estremadura Espanhola 

 

Ao contrário do que diz a lenda, não foi D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) que deu nome a Sousel, pois um século antes, no Foral Medieval de Estremoz (1258), D. Afonso III faz referência aos Reguengos de Sousel.
A vila de Sousel e seu termo foi comenda da Ordem de Avis e consta que os primeiros povoadores de Sousel, por volta do séc. XIII, foram principalmente fidalgos em virtude de doações reais de grandes extensões de terrenos. Na verdade, a simples ocupação do território vago após a Reconquista Cristã, foi razão suficiente para muitas doações reais a nobres e fidalgos e, principalmente, a ordens religiosas e/ou militares.

Continuar...


Da República ao Estado Novo


 Planta da Villa de Souzel

 

O Concelho de Sousel foi profundamente marcado pelo pensamento Republicano e sofreria de alguns excessos que se viveram nos primeiros anos da República. O estreito vínculo entre pensamento republicano e educação fez da remodelação da rede escolar uma das principais bandeiras dos primeiros executivos municipais, pós-revolução do 5 de Outubro.
Paralelamente, manifestou-se pouco cuidado com o património cultural religioso ou associado ao passado monárquico: entre 1911-12, é ordenada a demolição das ruínas que restavam do antigo Castelo e pede-se a assimilação aos bens da Câmara de dois edifícios religiosos para neles se instalar algumas classes do sexo masculino, por se carecer de instalações escolares na freguesia de Sousel.

Continuar...


Lenda


Painel de azulejos alusivo ao início da batalha dos Atoleiros

 

«Quatro legoas ao Noroeste de Villa Viçosa, & duas ao Norte de Estremòz, ao pè de huma serra, està plãtada a Villa de Souzel, que fundou o Condestavel D. Nuno Alvares Pereira o qual estando em campanha contra os Castelhanos, que havião entrado neste Reyno com poderoso exercito, se lhe oppoz com grande valor, & antes de entrar na batalha pedio a Deos o ajudasse naquella empreza, & começou a orar; & vendo os nossos que os inimigos vinhão acometendo, chamàrão pelo Conde, que estava todo entregue à oração, & arrebatado em extasi, o qual despertando disse para os seus: Ora sus a èl : frase cõmua entre elles naquele tempo.

Continuar...


Heráldica


Brasão antigo de Sousel

 

Conta a lenda que, em tempos idos, uma grande epidemia assolou o Concelho de Sousel. Nesse momento de grande aflição e angústia, a população dirigiu preces a São Sebastião, pedindo-lhe que a salvasse, ao que o dito Santo acudiu.
A população ficou profundamente agradecida e a Câmara Municipal de Sousel festejou a ocasião mandando edificar uma Capela em honra de São Sebastião. Ficou ainda estabelecido que doravante a heráldica do Concelho integraria a sua imagem e mandou-se fabricar um selo para lacre com a imagem do mártir.

Continuar...


Feriado Municipal


Nossa Senhora do Carmo

 

O feriado municipal foi originalmente fixado no dia 15 de Agosto, por deliberação municipal tomada em 1951, tendo início no ano imediato. Acontece que justamente em 1952, o Decreto n.º 38.596 viria a considerar o mesmo dia feriado nacional.
Ao fim de 12 anos, especificamente a 15 de Fevereiro de 1964, a Câmara Municipal de Sousel resolve tomar nova deliberação, no sentido de escolher um outro dia mais de acordo com a tradição local.

Continuar...


Notáveis da Terra


Uma parte importante e muitas vezes esquecida da história e identidade do Concelho é a memória das individualidades que se distinguiram entre os demais e que, por isso, têm aqui o seu próprio espaço de representação e devida homenagem. A galeria dos notáveis da terra é composta pelos ilustres souselenses – sejam os de nascença, sejam os que assim se «tornaram» pela experiência de vida no Concelho – e que se destacaram pela influência exercida sobre o panorama local, regional e/ou nacional, por feitos políticos, culturais ou beneméritos.

Continuar...


FaLang translation system by Faboba


Redes Sociais

FacebookRSS Feed

Contactos

Praça da República, 7470-220 Sousel

Telefone: +351- 268 550 100


Fax: +351- 268 550 110


E-mail: geral@cm-sousel.pt

© 2012 Município de Sousel Todos os Direitos Reservados
ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布